Aos Professores, e não só…

Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os, dizendo:

Em verdade vos digo:
– Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
-Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
-Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles…

Pedro interrompeu:
– Temos que aprender isso de cor?

André disse:
– Temos que copiá-lo para o papiro?

Simão perguntou:
– Vamos ter teste sobre isso?

Tiago, o Menor queixou-se:
– O Tiago, o Maior está sentado à minha frente, não vejo nada!

Tiago, o Maior gritou:
– Cala-te queixinhas!

Filipe lamentou-se:
– Esqueci-me do papiro-diário.

Bartolomeu quis saber:
– Temos de tirar apontamentos?

João levantou a mão:
– Posso ir à casa de banho?

Judas Iscariotes exclamou: (Judas Iscariotes era mesmo malvado, com retenção repetida e vindo de outro Mestre)
– Para que é que serve isto tudo?

Tomé inquietou-se:
– Há fórmulas? Vamos resolver problemas?

Judas Tadeu reclamou:
– Podemos ao menos usar o ábaco ?

Mateus queixou-se:
– Eu não entendi nada… ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus presentes, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:
Onde está a tua planificação? Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada? E a avaliação diagnóstica? E a avaliação institucional? Quais são as tuas expectativas de sucesso? Tens a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão? Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios? Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem? Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo? E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais? Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes? Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?

Caifás, o pior de todos os fariseus, disse a Jesus:
– Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva! …

E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos…

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2 Respostas to “Aos Professores, e não só…”

  1. Ana Says:

    Diz-me que isto é teu e eu faço-te uma vénia!

    Mesmo que não seja, merece a vénia, fogo! ***

  2. Kaixas Says:

    Não é meu… não tenho capacidade para tal… talvez quando chegar a Titular tenha essa capacidade…

    lol

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