20 a Matemática…

Pelos vistos, para a RTP1 tirar 20 valores a Matemática no Exame Nacional de 12.º é tão raro que até teve direito a uma reportagem em directo no programa “Portugal Directo”… (não sei quantos foram a nível nacional, mas sei que foram muitos…).

Até a repórter disse que não sabia como tirar 20 a um exame, “ainda por cima a Matemática”…

Daqui vemos que a repórter nunca pensou em tirar 20 a cadeira nenhuma, por mais simples que fosse… e que a Matemática tem obrigatoriamente que ser mais difícil que as outras…

E que melhor forma de “exibir” os 2 alunos da mesma escola que tiveram 20? Pedir a um professor deles que pusesse um exercício no quadro para eles responderem.

Até aqui tudo bem… apesar de isso poder ser considerado exibicionismo…

O engraçado é que os alunos apagaram os enunciados do quadro e começaram a resolver… pelos vistos, decorar perguntas também faz parte dos feitos heróicos…

Mas mais engraçado ainda é que os ditos exercícios para eles se “exibirem” eram nada mais  exercícios de exame… que eles seguramente já tinham feito antes… (até porque não acredito que eles fossem para a TV sem ter treinado…).

Enquanto a Matemática for tratada pelas pessoas e pela comunicação social como um caso raro, não vamos evoluir…

Não se esqueçam que, apesar de nas Provas de Aferição do 6.º ano, a Matemática ter sido a disciplina que mais negativas teve, é preciso lembrar também que foi a disciplina que mais “Muito Bom” teve… mas isso não faz capas de jornal…

Anúncios

4 Respostas to “20 a Matemática…”

  1. Pastilhas Says:

    Muito bem dito! Infelizmente, só as coisas tristes fazem notícia neste triste e saudosista país.

  2. M&S Says:

    Bem visto e muito bem dito também. :mrgreen:

  3. JooGoo Says:

    É bem verdade aquilo que dizes.
    Eu nem quero começar a falar sobre este tema pois é possível que o servidor do wordpress não tenha capacidade de armazenamento para tal quantidade de texto.
    Assim, direi apenas (e na linha do que já tinhas dito) que não seremos capazes de alterar os preconceitos existentes face á Matemática enquanto que aqueles que a entendem forem apresentados como “freeks” que, na melhor das hipóteses, se exibem durante alguns segundos na televisão…

  4. Cluaran Says:

    A matemática não é nada difícil… Tinha alguma dificuldade com as contas no início da minha vida enquanto estudante, mas ao treinar o cálculo mental (de forma divertida), aprendi a gostar da matemática, sendo que hoje em dia sou o melhor aluno a matemática da minha escola. Só o facto de se treinar o cérebro com problemas matemáticos, o QI aumenta, o que faz com que a média suba. Por si só, a matemática não é um bicho de 7 cabeças, mas qualquer coisa divina. Estudar uma língua difícil e matemática é o que mais pode beneficiar o ser humano. O bicho de 7 cabeças é encontrar uma fórmula, como a de Einstein

Deixe o seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: